O BowTie não é só um desenho bonitinho passando pela sua timeline! 😍
- Editor-PSM Expert!
- 25 de jan. de 2024
- 1 min de leitura

Sim, ele é graficamente amigável e consegue comunicar riscos em diversos níveis. Mas será que é possível quantificar o BowTie e tornar ele um método de Engenharia de Riscos acima do que hoje é “usualmente” praticado?
A resposta é: SIM!
Utilizando um dos cálculos do LOPA (Layers Of Protection Analisys) como o (PFD – Probability of Failure on Demand) que é um termo usado para descrever a probabilidade de falha de um sistema ou componente, no desempenho de sua função pretendida quando necessário.
O PFD é usado para determinar o nível de integridade de segurança (SIL – Safety Integrity Level) de um sistema instrumentado de segurança (SIS – Safety Instrumentes System).
Por exemplo, um PFD de 0,01% significa que há 1 chance em 10.000 de que o sistema falhe quando for necessário. Para calcular o PFD de um sistema, devem ser considerados vários fatores, como a confiabilidade dos componentes, a frequência de testes e manutenção e a probabilidade de falhas de causa comum (ou seja, falhas que afetam vários componentes ao mesmo tempo). Existem bancos de dados importantes para estas referências.
Tem muito ainda mais para falar a respeito, mas vamos com calma. 😄
Comentarios